WEG fabricará semirreboques elétricos com a Randon

28
Outubro
 
 

A WEG fechou parceria tecnológica com a Randon Implementos, fabricante de reboques e semirreboques, para a fabricação de semirreboques elétricos no Brasil. O acordo prevê o fornecimento de inversores e motores elétricos da WEG para o sistema e-Sys, que equipa o semirreboque da Randon Implementos formado por uma Unidade de Controle Eletrônico (ECU), bateria, inversor e motor elétrico acoplado a um eixo desenvolvido exclusivamente para este fim.

O sistema e-Sys é gerenciado por um algoritmo inteligente criado para avaliar as condições de operação e uso, permitindo ao implemento aliviar o esforço sobre o cavalo-mecânico em certas situações, como na partida e em subidas, o que resulta em economia de combustível. Nas frenagens e desacelerações, o motor passa a trabalhar como gerador e, através do inversor regenerativo, as baterias são automaticamente recarregadas. Com isso, o conjunto caminhão/carreta ganha eficiência e maior agilidade, com menor desgaste do conjunto de freio e com menor consumo de combustível, além de contribuir com a redução de emissão de poluentes.

“Essa parceria é mais um importante passo da WEG para ampliação do nosso portfólio na área de mobilidade elétrica. Criar produtos para aumentar a eficiência operacional de transportes rodoviários de cargas, para que mais soluções que contribuam com a sustentabilidade do planeta estejam disponíveis no mercado, está totalmente alinhado com nosso planejamento estratégico", explica Manfred Peter Johann, diretor-superintendente da WEG Automação.

CAMINHÕES ELÉTRICOS - A WEG está presente também em outra iniciativa, da Volkswagen Caminhões e Ônibus, para a fabricação do primeiro caminhão leve 100% elétrico do Brasil, o e-Delivery. A empresa será uma participantes do e-Consórcio, recém-anunciado pelo CEO da Volkswagen (VWCO), Roberto Cortes, durante a abertura da Fenatran, em São Paulo (SP).

No e-Consórcio, a WEG será responsável pelo fornecimento do sistema Powertrain, formado por um motor elétrico de tração mais um inversor de frequência, para a família de caminhões e-Delivery. Adicionalmente, a companhia também fornecerá motores elétricos e inversores para sistemas auxiliares.

 
 

Voltar

 
Newsletter
 

BakelitSul Acessórios Industriais


Componentes padronizados para máquinas e equipamentos

Rua Jacob Luchesi, 2135 - 95032-000 Bairro Santa Catarina - Caxias do Sul - RS - Brasil