Volkswagen inaugura linha de usinagem de virabrequim

18
Maio
 
 

A fábrica da Volkswagen do Brasil de São Carlos (SP) iniciou na semana passada as operações da nova linha de usinagem de virabrequim. Com o início da produção no Brasil, a marca deixa de importar parte do volume total de outras fábricas do grupo. A nova linha de faz parte do pacote de investimentos de R$ 460 milhões anunciados em junho de 2015, para serem aplicados na fábrica até 2018 na unidade do interior paulista.

Segundo a montadora, a nova linha de usinagem - que a princípio irá produzir as peças para serem utilizadas nos motores 1.6l - conta com excelência em tecnologia e utiliza equipamentos com o mesmo conceito das linhas de virabrequim do Grupo Volkswagen no mundo.

Virabrequim, também conhecido como árvore de manivelas é o componente do motor (ao qual são fixados os conjuntos de bielas e pistões) responsável por transformar a energia produzida pela combustão em torque, que é enviado às rodas e movimenta o carro.

Simultaneamente, a montadora informou que a fábrica de São Carlos atingiu o marco de 300 mil motores da família EA211 produzidos desde seu lançamento, em 2013. “A produção da família EA211 em São Carlos trouxe para o consumidor brasileiro o que há de mais moderno e eficiente em termos de motorização no Grupo Volkswagen. A ampliação da oferta de produtos, com a chegada do motor 1.4l TSI, e a implementação da linha de usinagem de virabrequim tornam a operação brasileira ainda mais estratégica para o Grupo”, afirmou David Powels, presidente e CEO da Volkswagen do Brasil.

“Nos últimos anos, a fábrica de motores de São Carlos tem recebido importantes aportes, que proporcionaram uma intensa evolução em termos de qualidade e tecnologia em nossos processos produtivos. Com esses investimentos, começamos a produzir a nova geração de motores, que tem conquistado os consumidores, e também passamos a ampliar nossas competências com a produção do virabrequim no Brasil e a exportação de blocos de motores para a Alemanha”, disse Andreas Hemmann, gerente executivo da fábrica de São Carlos.

 
 

Voltar

 
Newsletter
 

BakelitSul Acessórios Industriais


Componentes padronizados para máquinas e equipamentos

Rua Jacob Luchesi, 2135 - 95032-000 Bairro Santa Catarina - Caxias do Sul - RS - Brasil