Volks investe 30 milhões para modernizar ferramentaria

16
Janeiro
 
 

Para comemorar os 60 anos de atividades da Ferramentaria da planta de São Bernardo do Campo, a Volkswagen do Brasil está modernizando a unidade. Dois novos centros de usinagem de última geração acabam de entrar em operação e um terceiro equipamento deve ser instalada ainda neste início de 2018. O investimento nas três máquinas - que serão responsáveis pela usinagem de ferramentas de estampagem para peças de grande porte - soma de cerca de R$ 30 milhões.

“Com esses investimentos em maquinários, queremos levar a Ferramentaria a um patamar cada vez maior, quando se fala em eficiência, tecnologia e qualidade”, afirma o vice-presidente de Operações da Volkswagen América do Sul e Brasil, António Pires. Segundo ele, os novos recursos oferecerão ainda mais precisão e agilidade no desenvolvimento e fabricação de ferramentas destinadas à produção de peças, como laterais, portas e dispositivos para a armação de carrocerias, por exemplo.

“Temos muito orgulho em dizer que a Volkswagen introduziu uma série de inovações tecnológicas no segmento de Ferramentaria no Brasil, como, por exemplo, na Estamparia, que foi a primeira a utilizar prensas robotizadas na confecção de peças e solda a laser na produção de veículos no País”, acrescenta Pablo Di Si, CEO da Volkswagen América do Sul e Brasil. “Buscamos investir nesta importante área para que ela seja cada vez mais estratégica no desenvolvimento de novos modelos no Brasil e também de projetos globais do Grupo Volkswagen”.

A Ferramentaria é composta por duas grandes áreas de negócio: Estampos e Armação. O portfólio base da Ferramentaria na área de estampos passa pela construção de ferramentas, como laterais e portas, e também pela instalação das linhas de armação de carrocerias e das partes móveis de portas e tampas.

Nos últimos anos, a Ferramentaria produziu as principais ferramentas e dispositivos para modelos fabricados no País, como Gol, up!, Fox, Saveiro, Golf, além do recém-lançado Polo e o Virtus, novo sedã da Volkswagen que será comercializado no mercado brasileiro no início de 2018.

Fábricas da Volkswagen de outros países também foram atendidas pela Ferramentaria da Volkswagen do Brasil. Recentemente, a área exportou ferramentas ao México para produção de caixa de roda externa e de canal de água do Novo Tiguan Allspace. A subsidiária mexicana também recebeu ferramentas e dispositivos para a produção do New Beetle, Jetta e Fusca.

Para a Argentina seguiram ferramentas para a produção da SpaceFox e Amarok; para a Alemanha, ferramentas para a plataforma MQB. Já a fábrica da Hungria recebeu mão de obra especializada para construção de ferramentas e a da China, que recebeu ferramentas para as peças da plataforma PQ35.

Ao longo de seis décadas, a Ferramentaria da Volkswagen do Brasil confeccionou mais de 6 mil dispositivos e ferramentas de grande porte, nos quais utilizou mais de 120 mil toneladas de ferro fundido processado - material suficiente para erguer 12 estádios do Maracanã.

“Nossa área está estruturada para oferecer as melhores soluções em Ferramentaria para todas as fábricas da marca no País, assim como em outros países”, informa Jorge Frade, gerente executivo da Ferramentaria da Volkswagen do Brasil. “Aperfeiçoamos os nossos processos e capacitamos nosso time, que conta com 450 profissionais, com a missão de atender às expectativas das áreas produtivas, tanto em redução do tempo de entrega, como também em aumento de qualidade”.

Linha do Tempo - 60 anos de Ferramentaria da Volkswagen do Brasil

1957 - A Volkswagen do Brasil inicia a produção da primeira Kombi com 50% de peças nacionais, na fábrica de São Bernardo do Campo. Nesse período, o trabalho da Ferramentaria estava restrito à realização de pequenos ajustes.

1959 - Com a implantação da linha do Fusca e o avanço no processo de nacionalização da produção, a área recebeu equipamentos e ampliou gradativamente sua atuação. A partir daí, a Ferramentaria passou a atuar em quatro grandes áreas: Estamparia, Armação, Moldes e Modelação. Ainda neste ano, a área recebeu equipamentos e ferramentas e ampliou gradativamente sua atuação na confecção de estampos.

1973 - Foi inaugurado o Centro de Formação Profissional Volkswagen SENAI, que, até os dias de hoje, é a principal porta de entrada de profissionais da Ferramentaria.

1984 - O Brasil conhecia o Santana e a Ferramentaria instalou o primeiro Robô ABB na produção, oferecendo maior qualidade e segurança.

1990 - Nos anos 90, houve um grande avanço tecnológico com a chegada das máquinas CNC (Controle Numérico Computadorizado), que otimizaram os projetos e garantiram maior precisão.

1997 - Chegada do software de simulação de estampagem ao Brasil, responsável por transferir o conhecimento da área de Prensa para a Engenharia, capaz de simular a estampagem antes do início de qualquer processo produtivo.

2004 - A Ferramentaria inicia a exportação de ferramentas para a Volkswagen China e dispositivos para o Irã.

2005 - A Ferramentaria exporta ferramentas para atender a produção do New Beetle, no México.

2006 - Exportação de dispositivos e ferramentas para a produção de SpaceFox na Argentina.

2010 - Exportação de ferramentas de portas e para-lamas para atender a produção da Amarok, na Argentina.

2011 - Ferramentaria exporta ferramentas e dispositivos para atender a produção do Jetta, no México.

2016 - Área exporta ferramentas para produção de caixa de roda externa e de canal de água do Novo Tiguan Allspace, no México.

2017 - Ferramentaria é responsável por confeccionar ferramentas de 100% das laterais e portas que são feitas na Volkswagen do Brasil, assim como 100% do fechamento da carroceria e também partes móveis de portas e tampas.
fonte http://www.usinagem-brasil.com.br

 
 

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