Toyota Brasil apresenta protótipo de veículo híbrido flex

29
Março
 
 

A Toyota apresentou na semana passada, em São Paulo, o primeiro protótipo de veículo híbrido equipado com motor de combustão interna flexfuel. O projeto - que combina um propulsor elétrico e outro flexível a gasolina e etanol - colocou lado a lado as equipes de engenharia da Toyota do Japão e do Brasil, para somar esforços e buscar sintonia entre as tecnologias.

O trabalho visou extrair o potencial máximo de cada solução: alta eficiência, baixíssimos níveis de emissões e capacidade de reabsorção dos impactos de gás carbono, ao utilizar combustível oriundo de fonte 100% renovável. O protótipo foi construído sobre a plataforma do modelo Prius, usada como base para condução dos trabalhos. A marca ainda estuda possibilidades de produção desta tecnologia no Brasil no futuro.

“Estou muito orgulhoso de nossos engenheiros da Toyota do Brasil, que trabalharam em conjunto com a equipe de nossa matriz, no Japão, com objetivo de desenvolver o veículo híbrido mais limpo do mundo, que usa etanol, para nossos clientes brasileiros”, disse Steve St.Angelo, CEO da Toyota para América Latina e Caribe e Chairman da Toyota do Brasil, Argentina e Venezuela.

Da concepção ao protótipo - Até chegar à formatação do primeiro protótipo, a Toyota realizou diversos testes em escala de laboratório, que tiveram início há cerca de três anos. Logo após a cerimônia de apresentação do protótipo, teve início à fase de testes de rodagem. No primeiro momento, o veículo percorrerá um trecho de mais de 1.500 quilômetros entre São Paulo e Brasília, colocando à prova a durabilidade do carro em percursos desta natureza, para avaliar o conjunto motor-transmissão, quando abastecidos com etanol, nas estradas brasileiras.

A partir daí, novos dados serão coletados. Eles informarão a performance do carro e servirão para possíveis ajustes, com objetivo de buscar o balanço ideal de todo o conjunto.

“Mais do que um marco em nossos 60 anos de história no Brasil, este protótipo é o ponto de partida para a escrita dos nossos próximos 60 anos. A Toyota acredita que o híbrido flex, quando produzido em escala comercial, possibilitará a reabertura de um novo período de aprimoramento técnico de toda a cadeia automotiva”, declara Rafael Chang, presidente da Toyota do Brasil.
fonte http://www.usinagem-brasil.com.br

 
 

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