Thyssenkrupp adquire estaleiro catarinense Oceana

28
Maio
 
 

A alemã Thyssenkrupp Marine Systems assinou contrato com a empresa Aliança para a compra do estaleiro Oceana, localizado em Itajaí, Santa Catarina. A Aliança pertence ao Grupo CBO, líder em embarcações de apoio offshore e um dos maiores empregadores de profissionais marítimos qualificados do mercado brasileiro. O valor da transação não será divulgado.

A aquisição do estaleiro permitirá à Thyssenkrupp Marine participar como protagonista da construção das fragatas da Classe Tamandaré para a Marinha do Brasil. Também deverá impulsionar uma maior inserção no Brasil da quase bicentenária companhia alemã, uma das principais empresas de construção naval do mundo e que é muito forte também em eletrônica naval e tecnologias de defesa.

“Com o Oceana, teremos uma excelente infraestrutura para a construção de uma das fragatas mais modernas para a Marinha brasileira”, diz Rolf Wirtz, CEO da Thyssenkrupp Marine Systems. “O estaleiro também nos oferece a perspectiva de assumirmos encomendas de outros clientes, não só localmente, mas também em outros países da América do Sul”.

A operação ainda está sujeita à aprovação das autoridades antitruste e à entrada oficial em vigor do contrato das fragatas, prevista para meados deste ano. Uma sociedade para propósito específico, a Águas Azuis, foi estabelecida entre a Thyssenkrupp Marine Systems (líder), a Embraer Defesa & Segurança e a Atech para a construção das quatro fragatas requisitadas pela Marinha do Brasil.

O estaleiro Oceana foi criado em 2013 para a produção de navios de apoio offshore de alta tecnologia e é ideal para projetos de grandes dimensões. Nos próximos dois anos, serão recrutados 800 trabalhadores locais apenas para o projeto da Classe Tamandaré. A entrega dos navios está prevista para o período entre 2025 e 2028.

Para o Grupo CBO, a venda do estaleiro Oceana foi um excelente negócio. Com mais de 40 anos no mercado e reconhecido pela excelência na prestação de serviços marítimos, o grupo atua com foco principalmente no segmento de afretamento de embarcações para suporte à indústria de óleo e gás, no Brasil e no exterior. O grupo detém uma frota de 33 embarcações de diferentes tipos.

fonte http://www.usinagem-brasil.com.br/

 
 

Voltar

 
Newsletter
 

BakelitSul Acessórios Industriais


Componentes padronizados para máquinas e equipamentos

Rua Jacob Luchesi, 2135 - 95032-000 Bairro Santa Catarina - Caxias do Sul - RS - Brasil