Seda de aranha sintética alcança escala industrial

30
Agosto
 
 

Seda de aranha artificial


Pesquisadores do Instituto Karolinska, na Suécia, desenvolveram um processo que permite fabricar seda de aranha em escala industrial e sem precisar de solventes agressivos.

Pesquisas em seda de aranha artificial, feitas por vários grupos ao redor do mundo, já resultaram na produção de fibras fortes o suficiente para funcionar em aplicações industriais.

Passar do laboratório para indústria, contudo, é um problema porque as bactérias usadas na produção geram quantidades muito pequenas de proteína de seda de aranha, e a maioria dos métodos de fiação de fibras a partir destes fios requerem o uso de solventes fortes.

A equipe da professora Anna Rising já havia conseguido produzir fibras de seda artificial de aranha por uma técnica de aspersão giratória, basicamente usando os mesmos princípios usados pela aranha.

Eles agora conseguiram aumentar a produção de seda para grandes volumes.

Seda biomimética


"A quantidade de fibras de seda de aranha que podemos produzir por rodada de cultivo torna possível girar continuamente por 75 horas, resultando em uma fibra de 125 km de comprimento," disse Rising.

"Nosso processo, portanto, representa um grande passo em direção à produção de seda de aranha biomimética para uso industrial."

A produção também é biomimética, uma vez que o equipamento de fiação imita o modo como a seda de aranha é produzida naturalmente, além de usar apenas soluções aquosas, sem os produtos químicos fortes que antes precisavam ser adicionados.

Finalmente, as fibras produzidas pela equipe são as mais resistentes já feitas sinteticamente.

fonte: https://www.inovacaotecnologica.com.br/

 
 

Voltar

 
Newsletter
 

BakelitSul Acessórios Industriais


Componentes padronizados para máquinas e equipamentos

Rua Jacob Luchesi, 2135 - 95032-000 Bairro Santa Catarina - Caxias do Sul - RS - Brasil