Marcopolo no mercado metroferroviário

27
Março
 
 

A Marcopolo lançou esta semana em São Paulo, durante a 21ª edição da feira Negócios nos Trilhos (NTExpo 2019), a Marcopolo Rail, nova marca criada para atender o mercado metroferroviário.

De acordo com a companhia, a Marcopolo Rail agrega o know-how já adquirido nas soluções para o transporte de massa - como os sistemas BRT - aos modais de vias elevadas (People Movers e similares) e Veículos Leves sobre Trilhos (VLTs).

Ela foi baseada no desenvolvimento, iniciado em 2015, de soluções para o segmento People Movers em parceria com a Aeromovel Brasil, tanto para o mercado nacional como internacional. A marca também pretende fornecer soluções voltadas para a sustentabilidade.

“A Marcopolo Rail oferecerá, a princípio, soluções para modais de até 25 mil passageiros por hora e sentido, e que operem com velocidade máxima de 70 quilômetros por hora”, diz Petras Amaral, head de inovação do grupo. “Poderão atender tanto o segmento urbano como o intermunicipal e são ideais para os problemas de mobilidade em cidades acima de 300 mil habitantes”.

Os equipamentos da marca trarão inovações pontuais, como novas tecnologias para as cabines, incluindo aí sofisticados sistemas de aberturas, climatização, layout, assentos, materiais e design.

Em termos estratégicos, a criação da Marcopolo Rail tem como objetivo posicionar o grupo mais fortemente no segmento metroferroviário, não apenas por intermédio de projetos isolados ou pontuais, mas com visão de negócio.

Entre as principais vantagens competitivas da marca está o alto conteúdo local e a capacidade de escala e sinergia com as plantas fabris do grupo, além da presença global e da ampla rede de pós-vendas no Brasil e América Latina.

O setor metroferroviário brasileiro transporta cerca de 10 milhões de pessoas/dia e registra crescimento ao redor de 10% ao ano no número de passageiros.

No entanto, a modalidade está ainda restrita a 12 regiões metropolitanas, sendo que a malha mais densa está em São Paulo e no Rio de Janeiro. A malha metroferroviária das cinco principais operadoras do país, somadas, é pouco menor do que 750 km, sendo que cerca de 330 km estão instalados na Grande São Paulo.

 
 

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