Máquinas e equipamentos: leve alta nas vendas em agosto

05
Outubro
 
 

O balanço do setor de máquinas e equipamentos do mês de agosto, divulgado na semana passada pela Abimaq, registra leve alta nas receitas do setor. O faturamento no período atingiu R$ 5,71 bilhões, 1,8% superior ao mês anterior. Na comparação com agosto de 2015, porém, o resultado é inferior em 17,4%.

No acumulado do ano, o faturamento do setor caiu 27,3% na comparação co o mesmo período do ano passado. A Abimaq destaca que no mercado interno o cenário é ainda mais preocupante: no período janeiro-agosto a queda acumulada chegou a 42,2% em relação ao mesmo período de 2015.

Na avaliação da entidade, “o comportamento das vendas no ano de 2016 apresentou até o mês de agosto um comportamento padrão e, portanto, indica uma queda, da ordem de dois dígitos, em 2016 na comparação com 2015”.

A boa notícia é que as exportações têm crescido. Em agosto, as exportações de máquinas e equipamentos apresentaram alta de 15,1% na comparação com o mês anterior e de 24,7% sobre as realizadas em agosto de 2015. No ano, as exportações também estão acima (2,4%) sobre o volume do ano anterior.

Quanto às importações, a Abimaq destaca que, em agosto, os valores mensais retornaram aos níveis médios observados em 2016. “A queda na margem foi,ainda, influencia da pelas importações atípicas dos mês de junho e julho, de equipamentos vindos da Coréia do Sul para a siderúrgica de Pecem, no Ceará”. No ano, ainda que com redução parcial da queda, observa-se uma redução de mais de 18% da entrada de máquinas e equipamentos no País.
Fonte:http://www.usinagem-brasil.com.br/


 
 

Voltar

 
Newsletter
 

BakelitSul Acessórios Industriais


Componentes padronizados para máquinas e equipamentos

Rua Jacob Luchesi, 2135 - 95032-000 Bairro Santa Catarina - Caxias do Sul - RS - Brasil