Pela primeira vez no ano, as vendas de máquinas agrícolas e rodoviárias superaram tanto as vendas do mês anterior quanto as do mesmo mês do ano passado. Em agosto, segundo dados da Anfavea, foram comercializadas 4.518 unidades no país, 12,5% superior as de julho e 7,3% acima do total de unidades vendidas em agosto do ano passado.
A produção também apresentou desempenho positivo. Em agosto, foram produzidas 5,9 mil unidades de máquinas agrícolas e rodoviárias, com alta de 19% com relação as 4,9 mil de julho. Na comparação com agosto de 2015, quando foram fabricadas 5 mil unidades, o aumento de 16,3%.
No acumulado do ano, porém, os números seguem negativos. As vendas no período janeiro a agosto somam 25,6 mil unidades, queda de 22,1% em relação as 32,9 mil unidades de igual período de 2015. No mesmo período, a produção registrou retração de 24,5%, 30,7 mil este ano e 40,6 mil no ano passado.
O presidente da Anfavea, Antônio Megale, observa que, embora no acumulado do ano as vendas ainda registrem queda, é importante notar que a recuperação tem sido contínua desde janeiro, quando foram comercializadas apenas 1.570 unidades. Os novos números, para Megale, indicam uma retomada da confiança dos produtores na economia do país.