Goiás terá duas novas montadoras de automóveis

26
Abril
 
 

O Estado de Goiás ganhará mais duas montadoras de automóveis. A chinesa Zotye Motors e a Electro Motors do Brasil assinaram protocolo de intenção de investimentos com o governo estadual no último dia 13 de abril e em breve elevarão para quatro o número de montadoras instaladas no Estado, que já conta com as fábricas da Mitsubishi e da Hyundai/CAOA.

As fábricas serão instaladas no município de Goianésia, cerca de 170 km de Goiânia e 200 km de Brasília, em área de 200 mil m², com investimento de cerca de R$ 150 milhões e início da operação prevista para 2018. Cadu Barbosa, empresário do ramo de concessionárias, será o sócio brasileiro dos chineses, com 51% do investimento. Um dos proprietários da Electro Motors do Brasil, montadora de veículos automotores de propulsão elétrica, Barbosa é o diretor da Zotye no Brasil.

Fundada em 2003, com sede na província de Zhejiang, na China, a Zotye fabrica SUVs e veículos leves à combustão e elétricos. No ano passado, a empresa adquiriu a brasileira TAC Motors, fabricante do jipe Stark, com fábrica em Sobral, no Ceará, por R$ 190 milhões. A marca chinesa também ficou conhecida no mundo por ter clonado os modelos Porsche Macan e o Smart for Two.

A fábrica - que a princípio seria instalada no Espírito Santo - terá capacidade para produzir 20.000 unidades/ano e irá gerar cerca de 1.000 empregos, conforme informação publicada pelo site Espírito Automotivo e reproduzida na página de Barbosa no Facebook. Conforme o site, “a marca diz que com a crise que atingiu o setor automotivo os planos foram alterados, com o adiamento do início para 2018 e inclusão de modelos elétricos na produção nacional. A nova fábrica irá atender ao mercado local e também países da América Latina onde já opera”.

Antes de iniciar a produção local, a Zotye irá importar a partir de novembro as primeiras unidades do Z100 Logic, nas versões a combustão ou 100% elétrico. Na sequência, chegará o SUV T600 2.0 Turbo. Para 2017, está prevista a importação do SUV T500 e do E200 100% elétrico, ambos recém-lançados na China.

 
 

Voltar

 
Newsletter
 

BakelitSul Acessórios Industriais


Componentes padronizados para máquinas e equipamentos

Rua Jacob Luchesi, 2135 - 95032-000 Bairro Santa Catarina - Caxias do Sul - RS - Brasil