Foton produz os primeiros caminhões no Brasil

26
Setembro
 
 

A Foton Caminhões reuniu autoridades, clientes e distribuidores da marca para apresentar os primeiros modelos fabricados no Brasil. Na linha de montagem da empresa,  instalada temporariamente na fábrica da Agrale, em Caxias do Sul (RS), os visitantes puderam conhecer os chamados “pré-série”, que representam a conclusão do processo de validação com os fornecedores do País e confirmam o planejamento de produção nacional da Foton.

“Os primeiros caminhões produzidos pela Foton no Brasil atestam a capacidade da linha adotada no Rio Grande do Sul em atender as exigências de qualidade da marca e de levar adiante seu projeto de estabelecimento no País. Estamos em fase de testes de produção dos caminhões e o início da fabricação nacional deverá acontecer no final de outubro”, disse Luiz Carlos Mendonça de Barros, presidente do Conselho da Foton Caminhões.

Para o executivo, a solução de fabricar os caminhões de maneira temporária em uma linha exclusiva foi colocada em prática em tempo recorde.  "Em menos de seis meses já temos o primeiro produto que chamamos de pré-série. Certamente, no final do próximo mês, a linha passará a fabricar nossos caminhões em ritmo normal para atender a demanda do mercado interno”, informou, acrescentando que sito deve acelerar também a construção da fábrica própria da Foton, em Guaíba (RS). A previsão é que os modelos entrem em produção seriada na fábrica de Guaíba no final de 2017.

"Estamos iniciando uma nova linha de produção de caminhões exatamente no momento mais crítico da crise econômica brasileira, o que demonstra claramente que nossos planos para o País são de longo prazo e a total confiança que a Foton chinesa deposita no potencial de crescimento econômico nacional", destacou.

A linha de produção adotada pela Foton em Caxias do Sul é resultado de um acordo fechado em março deste ano com a Agrale, que prevê o uso de uma linha de montagem para a produção de seus caminhões enquanto a fábrica própria estiver em construção.  “Os caminhões produzidos na linha provisória já contarão com índices de nacionalização superiores a 65%. Com isso, teremos acesso ao Finame e, certamente, no ano que vem, quando vamos inaugurar a fábrica própria em Guaíba, este índice estará próximo aos 70%”, concluiu.

 
 

Voltar

 
Newsletter
 

BakelitSul Acessórios Industriais


Componentes padronizados para máquinas e equipamentos

Rua Jacob Luchesi, 2135 - 95032-000 Bairro Santa Catarina - Caxias do Sul - RS - Brasil