Fiat investirá R$ 8 bilhões no Polo de Betim

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Julho
 
 

Em evento realizado na última segunda-feira (6 de julho), para comemorar os 42 anos do Polo Automotivo Fiat em Betim (MG), a montadora deu início ao novo ciclo de investimentos que estenderá até 2023. Em solenidade com a presença de Fernando Pimentel, governador de Minas Gerais, e Antonio Filosa, presidente da Fiat Chrysler Automóveis (FCA) para a América Latina, foi anunciado investimentos de R$ 8 bilhões, que abrangem o Polo Fiat e seus fornecedores, recursos que devem gerar 8 mil empregos diretos e indiretos ao longo de toda a cadeia produtiva.

Segundo a montadora, “os recursos permitirão a ampliação da gama de produtos da Fiat e fortalecerão a marca no mercado brasileiro e latino-americano, reforçando a presença em segmentos em que já é líder e em outros que ainda não atua”. Serão 15 lançamentos até 2023, entre carros novos, renovações de modelos e séries especiais. Os novos investimentos anunciados para Betim são parte do plano estratégico global anunciado pelo CEO da FCA, Sergio Marchionne, em 1º de junho.

Mineirização - O Polo Automotivo Fiat é a maior fábrica de automóveis do grupo FCA no mundo, com capacidade instalada para produzir até 800 mil veículos/ano. Desde sua instalação em 1976, a Fiat já produziu cerca de 16 milhões de veículos em Betim - cerca de 3,5 milhões para exportação.

A Fiat foi a primeira empresa do setor a se instalar fora do cinturão de São Paulo. Por essa razão, iniciou as atividades com mais de 80% dos fornecedores localizados em São Paulo, o que acarretava custos logísticos pesados. Nos anos 1990, implementou estratégia de atração de fornecedores, processo que ficou conhecido como “mineirização”. Com os parceiros estratégicos instalados no entorno, a planta passou a operar no sistema de suprimentos Just In Time (JIT), com ganhos significativos para sua competitividade.

O processo de “mineirização” permitiu à Fiat criar as condições para o salto de escala de produção que daria nos anos seguintes. A confiabilidade da logística de suprimentos liberou áreas físicas dentro da fábrica, antes utilizadas para estocagem, o que permitiu a expansão das linhas de produção. Atualmente, mais de 60% dos itens comprados provêm de fornecedores instalados num raio de até 150 km do Polo.

Modernização - O processo de modernização do Polo Fiat se acelerou nos últimos anos. Instalações, equipamentos, processos e sistemas foram modernizados a partir do conceito da Indústria 4.0, incorporando as melhores soluções adotadas nas plantas do grupo na Europa e Estados Unidos.

O Polo Automotivo Fiat reúne três importantes áreas: Planta Veículos, que compreende as unidades de Prensas, Funilaria, Pintura e Montagem Final; Planta Powertrain, composta das unidades de Motores e Transmissões; e o Centro de Pesquisa & Desenvolvimento Giovanni Agnelli. O CP&D reúne todas as condições e tecnologias necessárias para criar um veículo do começo ao fim. Engloba o Design Center, as Engenharias de Projeto de Veículo e Motopropulsor, a Engenharia Experimental e a Engenharia Powertrain. Essas unidades trabalham em sinergia com os outros centros de P&D da FCA na Itália, nos Estados Unidos e o de Pernambuco.

Na Planta Veículos, são três linhas de montagem responsáveis pela produção de oito modelos: Uno, Fiorino, Doblò, Grand Siena, Weekend, Strada, Mobi e Argo. Ainda completam a gama da marca o Fiat Cronos, produzido em Córdoba (Argentina), o Fiat Toro, fabricado no Polo Automotivo Jeep, em Goiana (PE), e o Fiat Ducato, importado do México.

De acordo com a empresa, o Polo Automotivo Fiat está dando um salto para o futuro, em direção à Indústria 4.0, em um processo que teve como marco inicial a instalação da planta de motores FireFly, em 2016. Os processos para o desenvolvimento de novos produtos também foram redesenhados, com a criação de novas estruturas para conectar pessoas e processos das mais diferentes áreas da FCA, em sinergia com fornecedores, para expandir a capacidade de identificar oportunidades de inovação. 
fonte http://www.usinagem-brasil.com.br

 
 

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