Dormer concentra área de P&D de rotativas no Brasil

17
Julho
 
 

Nos últimos anos, a Dormer Pramet tem transformado o Brasil no principal polo de suas operações referentes a ferramentas rotativas. A principal fábrica de rotativas da marca, responsável por abastecer todos os mercados globais, está situada em São Paulo. As instalações, no bairro paulistano de Interlagos, passaram a abrigar também o departamento de pesquisa e desenvolvimento da linha de rotativas.

De lá já saíram alguns produtos que têm obtido sucesso em várias partes do mundo, caso da recém-lançada linha de brocas de metal duro Force M, com bons resultados na usinagem de aços inoxidáveis, e dos machos Black Shark, para aplicação em materiais endurecidos, considerados um excelente solucionador de problemas, além de vários projetos que serão lançados nos próximos anos. “Existe a intenção de renovar o portfólio de rotativas a médio e longo prazo. Então, a área de P&D aqui no Brasil vai ficar cada vez mais ativa”, diz Marcos Soto, diretor de Produtos e P&D da Dormer Pramet.

O diretor conta que a decisão de concentrar as operações de pesquisa e desenvolvimento de rotativas no Brasil se deu a partir da fusão com a Pramet. “Faz todo o sentido ter a área de P&D junto à fábrica”, frisa. Soto lembra que o mesmo ocorre no caso das ferramentas intercambiáveis, que mantém a área de P&D na República Checa, onde também está instalada a fábrica de insertos da marca.

“Desde 2017, estamos estruturando aqui na nossa fábrica o departamento de P&D, dentro de um projeto de curto, médio e longo prazos”, informa Marcos Soto. A princípio foi adaptada a área de treinamento para abrigá-lo, com a incorporação de equipamentos específicos para o setor, além da aquisição de máquinas de medição, de rugosidade e análise de microgeometrias. Os planos - elaborados em 2019 - prevêem a aquisição de novos equipamentos ainda este ano, incluindo três novas máquinas para a realização de testes.

Desde 2017 o quadro de pessoal do departamento triplicou. “Aumentamos bastante o número de pessoas envolvidas com pesquisa e desenvolvimento, incluindo profissionais baseados na República Checa, na Itália, na Inglaterra, na Índia e nos EUA. A estrutura é global e as diferentes experiências desses profissionais do Exterior nos ajudam muito”, diz o diretor, acrescentando que também está nos planos da empresa estreitar as relações com universidades brasileiras para o desenvolvimento de pesquisas em materiais e coberturas.

O diretor destaca que as atividades do departamento não se restringem ao desenvolvimento e lançamento de produtos. “Atuamos também junto à engenharia da fábrica, o que envolve a melhoria de processos e de fabricação. E, aliás, a Dormer Pramet tem investido muito na modernização da fábrica brasileira”, conclui.

Fonte: Usinagem Brasil

 
 

Voltar

 
Newsletter
 

BakelitSul Acessórios Industriais


Componentes padronizados para máquinas e equipamentos

Rua Jacob Luchesi, 2135 - 95032-000 Bairro Santa Catarina - Caxias do Sul - RS - Brasil