Caminhão elétrico VW-MAN tem projeto 100% nacional

16
Outubro
 
 

O caminhão e-Delivery, lançado na semana passada no Volkswagen Truck & Bus Innovation Day, em Hamburgo, Alemanha, é um projeto de engenharia 100% nacional. Além disso, componentes fundamentais do veículo são de empresas brasileiras, caso da Eletra, que foi responsável pelo powertrain de tração e da integração dos sistemas, e da WEG, que desenvolveu o motor elétrico e o inversor.

“O e-Delivery representa um marco na história da Volkswagen Caminhões e Ônibus. Trata-se de uma plataforma totalmente nova, desenvolvida no Brasil, na busca de alternativas de mobilidade nas cidades. Ele insere, definitivamente, a engenharia brasileira na rota global de tecnologia”, afirma Roberto Cortes, presidente e CEO da MAN Latin America.

De acordo com a montadora, o e-Delivery é um produto único no seu segmento, desenvolvido com engenharia 100% brasileira, com dimensões adequadas à operação VUC, ideal para os grandes centros urbanos. “O veículo chega ao mercado para atender aos segmentos de logística verde, zero emissões e circulação em locais com baixo ruído”.

O trem de força é equipado com o novo motor elétrico WEG AL160, que entrega 80 kW (109 cv) de potência, com torque máximo de 493 Nm. A transmissão automática é da Allison. Desenvolvido em parceria com a Eletra exclusivamente para tração de veículos comerciais, conta ainda com bancos de bateria de íon-lítio LiFePO4 e uma autonomia de até 200 quilômetros, de acordo com a aplicação e a configuração do veículo. O e-Delivery estará disponível nos modelos de 9 e 11 toneladas, deverá entrar em testes de frota em 2018 e ser lançado comercialmente em 2020.

Para a Eletra, empresa de São Bernardo do Campo (SP), pioneira no desenvolvimento de ônibus elétricos no Brasil, o lançamento do e-Delivery  marca novo capítulo na história brasileira de transportes de carga por incluir a tecnologia da tração elétrica. “Foi um trabalho que envolveu toda a experiência das duas empresas. De um lado 20 anos desenvolvendo sistemas de tração elétrica para ônibus e de outro a maior montadora de caminhões do Brasil”, diz a Eletra em comunicado de imprensa, referindo à parceria com a MAN-Volkswagen.

“Desenvolver, em tempo recorde, o powertrain de tração elétrica para o novo modelo da Volkswagen Caminhões e Ônibus foi um desafio e uma grande satisfação, pois além do excelente resultado houve total sintonia entre as engenharias, deixando as equipes envolvidas orgulhosas e empolgadas para novos desafios”, conta Iêda Maria Oliveira, gerente comercial da Eletra.

A bateria do e-Delivery tem um ciclo de vida de cinco anos e as recargas são feitas em média de três horas. Após este período de utilização, pode ser devolvida para a Volkswagen e será reutilizada em nobreaks por mais 25 anos. O próprio veículo conta ainda com um sistema de carga de oportunidade (recarga rápida), que dura 15 minutos e é feita com um carregador de menor potência.

No novo modelo as baterias também são recarregadas nas frenagens por meio de um sistema conhecido como Kers, sigla em inglês para sistema de recuperação de energia cinética. Quando o freio é acionado, o motor elétrico funciona como um gerador e a energia que seria desperdiçada na frenagem é reaproveitada e armazenada no banco de baterias. 
fonte http://www.usinagem-brasil.com.br/

 
 

Voltar

 
Newsletter
 

BakelitSul Acessórios Industriais


Componentes padronizados para máquinas e equipamentos

Rua Jacob Luchesi, 2135 / 95032-000 Bairro Santa Catarina - Caxias do Sul - RS - Brasil
54 3027-3245